Divagações e devaneios sobre as arianisses da vida!!!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

BuRRoCrAcIa deveria ser crime inafiançável!!!

Sabe aquela regra que foi feita para agilizar??? Aquela mesma que foi feita para ajudar, tornar as coisas mais faceis? Sinto informar que ela não existe. O Estado em que vivemos foi construído em cima de uma burocracia falsa e metida a besta. É o tipo de burocracia que não torna nada mais facil, mas esta ali, sempre presente, de uma forma quase impossivel de se burlar. Mas quem quiser tem como driblar. Isso é simples, seja corrupto e/ou corrompa alguém, nada que uma propina ou um toque de influencia não resolva.
O mais engraçado é que a necessidade do Estado olhar para uma causa pode ser uma "faca de dois legumes" (ja diziam os mamonas assassinas): se pensar nos beneficios que pode trazer é uma ótima opção, mas o tanto que é exigido por esse olhar não compensa, é melhor ficar na surdina, escondido.
E pra quem não esta entendendo nada, um exemplo para clarificar as coisas. Chegue em uma repartição publica as 17h50m para pedir algo simples, do tipo que um clique no mouse resolva, duas coisas podem acontecer: voce encontrar tudo apagado e trancado com as pessoas correndo para ir embora antes que você perceba que não são 18hs ainda; ou, e essa é a minha preferida, você encontra alguém dentro da sala, por um milagre (claro!), que na hora que voce explica o pedido inventa um documento nada a ver para voce ter que voltar no outro dia.
Conclusão: a burocracia que move o Estado é burra, ou seja, é uma burrocracia e isso ocorre de diversas formas e em diversos lugares, experiencia propria.

*PS: as duas situações citadas acima aconteceram comigo dentro da UNILA e, particularmente, na segunda, se aquela desgraçada daquela técnica acadêmica não tivesse uma lei que a protege eu tinha quebrado a cara dela ali mesmo. Por essa e por outras que eu vou ser funcionária pública (sarcasmo!!!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário