Divagações e devaneios sobre as arianisses da vida!!!

sábado, 26 de dezembro de 2015

Crianças negras podem ser magoadas


O segundo episódio que me lembro bem, eu tinha uns 9 anos. A mãe de uma colega de sala mandou um recado que queria falar com a minha irmã. Uns dois dias depois encontramos com a mulher na porta da escola, ela puxou minha irmã de canto e conversou sem que ninguém pudesse ouvir. Quando chegamos em casa minha irmã contou que a mulher tinha convidado ela para ajudar nas vendas de uma barraquinha no camelô. Eu perguntei para minha irmã porque a filha dela não ia ajudar e ela respondeu que a menina tinha vergonha que a mãe trabalhasse de camelô (eu realmente consigo imaginar o bullyng que a menina ia sofrer na escola se alguém descobrisse isso, apesar de todo mundo comprar no camelô). Acabou que a minha mãe não deixou minha irmã trabalhar com aquela mulher. Tempos depois eu conversava com a filha da camelô sobre o assunto e ela me respondeu que não queria ajudar a mãe dela porque a pele dela era branca e ia ficar queimada do sol, mas como a pele da minha irmã era escura não havia problemas com o sol, “mais preta ela não vai ficar”.  Eu fiquei pensando depois que talvez minha mãe tivesse entendido a proposta, a filha branca da mulher não podia vender no sol e nem sofrer bullyng na escola, mas minha irmã poderia já que era preta mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário